03 outubro, 2006

+ eventos I

Itaú Cultural
convida


“do meio da rua vem cultura e arte”

a pulsação das ruas
A rua é o ambiente de socialização mais democrático de todas as cidades. É nela que se dão os fluxos humanos, os conflitos sociais, onde ocorrem manifestações políticas, culturais e artísticas e intercâmbios monetários, de informações e objetos, os quais regem o mundo em que vivemos.

Para estabelecer uma grande discussão sobre esse tema, o Itaú Cultural apresenta neste mês o evento Ruas, composto de debates, grafitagens, espetáculos de teatro e circo, oficinas de DJs e literatura, saraus lítero-musicais, mostra de vídeos e um seminário internacional – este realizado em parceria com o Grupo Cultural AfroReggae, do Rio de Janeiro. Todas as ações visam devolver à rua sua importância na estrutura da sociedade, visto que na atualidade esse espaço vem cada vez mais se deteriorando devido a fatores como a violência urbana, os vários tipos de poluição e outros problemas das grandes metrópoles.

Programação completa do evento RUAS no site
www.itaucultural.org.br

Segue abaixo dois destaques da programação: Série Debates e Oficinas.

03 a 06.10 [terça a sexta]
DEBATES


dia 3 terça
19h30
sala itaú cultural – 255 lugares
tema A Dinâmica das Ruas

A característica republicana do espaço rua, aberto a manifestações de todos os grupos sociais e a forma como o urbanismo torna adequada a rua para a vida social.
Palestrantes
Joaquim Guedes urbanista, doutorado em planejamento urbano pela FAU/USP. Autor de memoráveis trabalhos como, Nova Marabá (1973), Nova Barcarena (1979) no estado do Pará; Nova Caraíba (1976) na Bahia, conjunto da Cohab em Campinas (1974), entre outras.
Olgária Matos filósofa, professora titular de Filosofia Política na USP é autora, entre outros, de Os Arcanos do Inteiramente Outro: a Escola de Frankfurt; Filosofia: a Polifonia da Razão.


dia 4 quarta [para profissionais e estudantes de biblioteconomia]
19h30

sala itaú cultural – 255 lugares
tema Da Transgressão ao Circuito Oficial da Arte

A série Encontros com a Biblioteca do Itaú Cultural, programação mensal desenvolvida pela instituição, também se debruça sobre o grafite. O debate abordará um panorama dessa linguagem de arte tão polêmica e subversiva por natureza, pontuando os rumos e transformações, em particular, na cidade de São Paulo.

Palestrante
Celso Gitahy grafiteiro, pesquisador e artista plástico.

dia 5 quinta
19h30

Sala itaú cultural – 255 lugares
tema Em Busca de um Personagem de Rua

Os três palestrantes – André Sant´anna, Eliana Brum e Ignácio de Loyola Brandão – abordam a construção literária surgida a partir de vivência de situações do cotidiano. Observá-los, entender suas personalidades, jeitos e idiossincrasias e transportá-las para o papel suas características não é, entretanto, trabalho fácil. Exige sutilezas e precisão na palavra. Para eles, o personagem de rua é uma mescla de vários sujeitos – taxistas, camelôs, executivos. É da observação de seu vocabulário, por meio de histórias saborosas, que chegam aos escritores e jornalistas da forma mais inusitada possível, em bares, ônibus, consultórios, que se faz a crônica do cotidiano de uma grande cidade.


dia 06 quinta
16h30

sala vermelha – 70 lugares
tema Rua – Criatividade e Convivência

A fotógrafa Isabel Gouvêa e o cientista social Heitor Frúgoli Júnior conversam sobre o design popular, comércio de rua e o uso que as pessoas fazem dos espaços públicos.

Contato: Luiz Pedreira Jr –
visuart.luiz@itaucultural.org.br tel [11] 8405-4664

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre choro e nó na garganta

Trecho do livro "Dente-de-leão: a sustentável leveza de ser" - Escritor Sacolinha