15 fevereiro, 2016

Canetas Poéticas - Regulamento

      Em 2016 a 'Associação Cultural Literatura no Brasil' vem mais uma vez mostrar como se faz cultura! Criando novos projetos para a divulgação de novos autores, incentivando e fomentando a leitura.

Divulguem e participem!!

Sarau LiteraturaNossa
Programa de Ação Cultural Edital
“Concurso de Apoio a Projetos de Saraus Culturais no Estado de São Paulo”

Regulamento para a seleção de autores que participarão do projeto Canetas Poéticas

APRESENTAÇÃO:
Em 2015 a Associação Cultural Literatura no Brasil teve o projeto Sarau LiteraturaNossa – Suzano contemplado pelo Programa de Ação Cultural Edital “Concurso de Apoio a Projetos de Saraus Culturais no Estado de São Paulo”. Além da realização do Sarau LiteraturaNossa mensalmente no bairro Jardim Revista e do Sarau LiteraturaNossa nas Escolas, dentre outras ações e produtos, o Projeto prevê a confecção do produto ora denominado Canetas Poéticas. Trata-se de uma “caneta esferográfica”, no qual serão impressos mini poemas dos autores selecionados durante o Sarau LiteraturaNossa – Jardim Revista e no Sarau LiteraturaNossa nas Escolas.

1 - DO OBJETIVO:
Produzir 2500 Canetas Poéticas com o objetivo de:
1.1 Promover e divulgar o Projeto Sarau LiteraturaNossa;
1.2 – Incentivar a escrita e a leitura;
1.3 Divulgar os poetas e escritores locais.

2–DISPOSIÇÕES GERAIS:

2.1 - A participação no Canetas Poéticas se dará por meio de seleção.
2.2 – A seleção dos autores será realizada em 5 (cinco) Saraus realizados pela Associação Cultural Literatura no Brasil entre os meses de Fevereiro a Abril de 2016.
2.3 – No total, serão selecionados 10 (dez) autores.
2.4 – Para o Sarau LiteraturaNossa – Jardim Revista, são destinadas 6 (seis) vagas, devendo ser selecionados 2 (dois) autores por sarau entre os meses de Fevereiro a Abril.
2.5 – Para o Sarau LiteraturaNossa nas Escolas, são destinadas 4 (quatro) vagas, devendo ser selecionados 2 (dois) autores por sarau entre os meses de Fevereiro a Abril.
2.6 – Caso as vagas destinadas ao Sarau LiteraturaNossa nas Escolas não sejam ocupadas e/ou parcialmente ocupadas, o saldo de vagas será remanejado para o Sarau LiteraturaNossa – Jardim Revista.
2.7 – Será produzida a quantia de 250 (duzentos e cinquenta) Canetas Poéticas com o texto de cada autor selecionado, totalizando 2500 (duas mil e quinhentas) Canetas Poéticas.
2.8 – Cada autor receberá em contrapartida por sua participação, uma cota de 100 (cento e cinquenta) ou 40% dos Canetas Poéticas com o texto de sua autoria.
Parágrafo único: A cota restante do Canetas Poéticas será distribuída da seguinte forma:
20% para a Associação Cultural Literatura no Brasil
15% para as escolas que receberão o sarau
15% para distribuição no Sarau LiteraturaNossa
5 % para distribuição nos locais culturais e parceiros do sarau no Alto Tietê
5% para o acervo da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo

3 – DA PARTICIPAÇÃO:

3.1 - Os interessados em participar do Canetas Poéticas devem manifestar interesse e inscrever-se no início do Sarau LiteraturaNossa – Jardim Revista ou no Sarau LiteraturaNossa nas Escolas. As inscrições são gratuitas.
3.2 – Ter idade mínima de 16 (dezesseis) anos. Neste caso, os adolescentes escolhidos deverão apresentar, posteriormente, o Termo de Autorização dos pais ou responsável devidamente assinado. A não apresentação deste documento no prazo estipulado pela organização implicará na desclassificação automática do participante. Não há idade máxima para participação.
3.3 – Os textos apresentados pelos inscritos deverão ter no máximo 2 (duas) linhas ou 100 caracteres, devido ao espaço disponível na caneta. Textos que fugirem a essa especificação serão desclassificados logo após a apresentação do candidato.
3.4 – Somente serão aceitos textos de própria autoria dos participantes. A apresentação de texto de terceiros (mesmo que haja autorização prévia) implicará na desclassificação do participante, devido a questões concernentes a direitos autorais.
3.5 – O tema é livre. Serão desclassificados textos que promovam a discriminação, preconceito de gênero, raça, etnia, religião e/ou que façam apologia a violência.
3.6 – É vedada a participação de membros da Associação Cultural Literatura no Brasil.
3. 7 – Todos os poetas selecionados deverão ceder seus direitos autorais durante o prazo de 5 (cinco) anos para uso da Associação Cultural Literatura no Brasil.

4. DA SELEÇÃO:

4.1A seleção dos participantes do Canetas Poéticas será feita por dois jurados membros da Associação Cultural Literatura no Brasil.
4.2 – Cada poeta receberá, após a sua apresentação, uma nota de 0 (zero) a 10 (dez) de cada jurado. Será considerada a maior nota.
4.3 – Ao final do Sarau, será realizada a análise das notas e o poeta que tiver a maior nota será o selecionado para participar do Canetas Poéticas.
4.4 – Em caso de empate, os poetas concorrentes farão uma nova apresentação. A apresentação poderá ser do mesmo texto ou de outro, que se adéque aos critérios de participação. O desempate será feito pelo público por aclamação ou contraste.
4.5 – Para realizar a sua avaliação, os jurados irão considerar os seguintes aspectos:
·         Tema
·         Figuras de linguagem
·         Melodia
·         Rima
·         Criatividade
·         Performance na apresentação do texto
4.6 - Após a seleção, a Comissão Organizadora manterá contato com os poetas selecionados tendo em vista a solução de dúvidas e pendências em relação ao processo.

5 - DAS DISPOSIÇÕES FINAIS:

5. 1- Os casos não previstos neste regulamento serão resolvidos pela comissão organizadora deste projeto;
5.2 - O ato da inscrição implica a aceitação plena dos termos acima arrolados;
5. 3 – Informações podem ser obtidas através dos seguintes canais:

·         Email: literaturanobrasil@gmail.com
·         Blog: www.literaturanobrasil.blogspot.com
·         Facebook: sarauliteraturanossa
                 Fones: (11) 98950-9446/ (11) 98598-4495

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poesia nos muros

  Intervenção Literatura e Paisagismo - Revitalizando a Quebrada. Suzano - SP. Texto: Escritor Sacolinha Arte: Vander Che #literaturaepaisag...