26 fevereiro, 2016

Associação Cultural Literatura no Brasil recebe inscrições para projeto Saraus nas Escolas até 31/03/2016

Iniciativa é destinada às unidades de ensino da rede pública e particular do ciclo II do Ensino Fundamental, Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de todo o Alto Tietê
A Associação Cultural Literatura no Brasil (ACLB) está com inscrições abertas para o projeto Sarau nas Escolas até o dia 31 de março. As unidades de ensino da rede pública e particular do ciclo II do Ensino Fundamental, Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de todo o Alto Tietê interessadas em receber o Sarau LiteraturaNossa devem ter algum projeto de leitura em andamento e fazer o agendamento com Débora Garcia pelo telefone e WhatsApp (11) 98598-4495 ou com Sacolinha pelo telefone e WhatsApp (11) 9952-6356 ou entrar em contato pelo e-mail literaturanobrasil@gmail.com. A atividade está inserida no pacote de projetos desenvolvido pelo grupo por meio do Programa de Ação Cultural (ProAC) e vai contemplar ao todo 14 instituições.
O Sarau nas Escolas é mais uma iniciativa da ACLB que tem por objetivo promover uma aproximação entre os escritores com o público leitor. O projeto também tem o intuito de estimular o gosto pela leitura nos educandos e proporcionar aos alunos e professores a realização de uma atividade extraclasse que vem ao encontro do que é trabalhado em sala de aula, sobretudo, na disciplina de Literatura.
Para receber a atividade, a escola precisa, necessariamente, desenvolver algum projeto de leitura com os alunos que justifique a ida dos escritores à unidade escolar. Além de conhecer e interagir com os autores regionais, durante a visita dos membros da ACLB às escolas os alunos têm a oportunidade de participar dos saraus e divulgar suas aptidões literárias. As apresentações também contam com sorteios de livros, camisetas, calendários e canetas poéticas.
Responsável pelo projeto, a poetisa e membro da ACLB, Débora Garcia, ressalta que uma novidade para este ano será a seleção de quatro autores para estampar seus versos em Canetas Poéticas. Serão confeccionadas 250 Canetas Poéticas com o texto de cada autor selecionado, que receberá em contrapartida por sua participação uma cota de 25 canetas com o texto de sua autoria. A cota restante será destinada para distribuição gratuita nas demais atividades realizadas pela ACLB.
A seleção ocorrerá entre os meses de fevereiro e abril e o lançamento das Canetas Poéticas será sempre na edição do tradicional sarau do Jardim Revista, entre os meses de maio a setembro.
“Trata-se de mais uma ação pioneira que lançamos este ano para valorizar a participação dos artistas/escritores/leitores, bem como garantir a difusão dos bens e produtos culturais. É também uma forma de estimular o envolvimento dos estudantes e aproximá-los da literatura”, destaca Débora.
O projeto sarau nas escolas é realizado desde 2002 e neste período o grupo percorreu mias de 300 unidades de ensino de todo o Alto Tietê.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre choro e nó na garganta

Trecho do livro "Dente-de-leão: a sustentável leveza de ser" - Escritor Sacolinha