15 maio, 2009

Literatura e Oficina de Poesia no Itaú Cultural: ENCONTROS DE INTERROGAÇÃO

Itaú Culturalconvida

O espaço da literatura na atualidade é tema da quarta edição do Encontros de Interrogação. Qual o espaço da literatura fantástica na produção brasileira? Um poema pode ser feito de imagens? O tradutor também é criador? Qual o papel do leitor na criação? Essas são algumas das perguntas levantadas no Encontro de Interrogações, composto de uma oficina de poesia, palestras e mesas de debate. A série, iniciada em 2004, discute temas da produção literária brasileira. A edição 2009 reúne 30 convidados entre escritores, poetas, críticos, pesquisadores e leitores de todo o Brasil. O encontro tem a curadoria do escritor e professor Flávio Carneiro e do jornalista e ensaísta Manuel da Costa Pinto. Participação dos escritores Luiz Ruffato, Cintia Moscovich e João Gilberto Noll e da web-artista Giselle Beiguelman. data21 e 22 de maio, quinta e sexta-feira: mesas de debates e palestras 23 de maio, sábado: oficina de poesia - a oficina é única atividade que requer inscrição antecipada através do tel. 11 2168-1777- mais informações sobre os temas das mesas e perfis dos convidados no http://www.itaucultural.org.br/ ou em anexo. horáriosveja programação localItaú Cultural - Av. Paulista, 149 - São Paulo SP - Entrada franca: ingressos distribuídos 30 minutos antes do início de cada atividade. . sobre a OficinaO poema hoje é feito de versos ou de linhas? De determinação ou de indeterminação? De forma ou não conformação? O poema em prosa sugere que poesia não tem nada a ver com o lugar onde interrompemos a linha? Esqueçam isso tudo, vamos apenas ler juntos alguns poemas de Ted Hughes, Zbigniew Herbert, C. Tarkos, Adília Lopes, Joseph Brodsky, Cesare Pavese, Anne Stevenson, Michael Palmer, ou outros, e tentar ver como eles e cada um de nós colocam no poema a respiração, as montanhas, o vento, as pessoas, a história, o viável e o inviável, a vida e a invenção da vida. E vamos escrever os poemas que não estavam lá antes.
data: 23 sábado / horário: 10h às 17h título: Oficina de Poesia ou O que Fazemos Quando Fazemos Poesia?ministrante: poeta Carlito Azevedo, autor dos livros Collapsus Linguae (vencedor do Prêmio Jabuti em 1991); As Banhistas e Sublunar (Prêmio Alphonsus de Guimarães, da Biblioteca Nacional). É editor da revista de poesia Inimigo Rumor. Inscrições: tel 11 2168-1777 (30 vagas). [certificado para participantes com presença de 75% da carga horária]local: Itaú Cultural - Av. Paulista, 149 - São Paulo SP . Programação das mesas de debates e palestras - para participar das mesas de debates e palestras não há necessidade de inscrição antecipada. Ingressos distribuídos na Recepção do instituto.- mais informações sobre os temas das mesas e perfis dos convidados no site http://www.itaucultural.org.br/ ou em anexo. quinta 2110h palestra Originais Literários na Era Virtual. O Fim da Crítica Genética?com Verónica Galíndez-Jorgesala vermelha (75 lugares) 16h debate O Espaço da Imaginação ou Qual o Lugar Ocupado pelo Fantástico e pelas Ficções Científica e Infanto-Juvenil em Nossa Literatura?com Bráulio Tavares, Max Mallmann e Ricardo Azevedo – mediação de Ronaldo Correia de Britosala vermelha (75 lugares) 17h debate O Espaço entre Palavra e Imagem ou Como É o Percurso que Vai da Linguagem Escrita à Linguagem Visual?com André Vallias, Celso Borges e Ricardo Aleixo – mediação de Giselle Beiguelmansala vermelha (75 lugares) 18h debate O Espaço da Tradução ou Como o Ofício de Traduzir Irrompe na Criação e como a Criação se Insinua no Ato de Traduzir?com Aileen El-Kadi, Alison Entrekin e Paulo Henriques Britto – mediação de Walter Costasala vermelha (75 lugares)
20h debate O Espaço Geográfico ou Como Falar do Enraizamento para Além do Regionalismo?com João Gilberto Noll, Luiz Ruffato e Ronaldo Cagiano – mediação de Flávio Carneirosala itaú cultural (275 lugares)
sexta 2210h debate O Espaço Fora das Fronteiras ou Qual o Espaço da Literatura Brasileira no Cenário Internacional?com Claudiney Ferreira e Felipe Lindososala vermelha (75 lugares) 14h debate O Espaço da Experimentação ou Oficina Literária Forma um Escritor?com Luiz Antonio de Assis Brasil e Raimundo Carrero – mediação de Claudiney Ferreirasala vermelha (75 lugares)
16h debate O Espaço da Crítica ou Toda Literatura Traz Implícito um Ato de Reflexão Crítica?com Claudio Daniel, Francisco Bosco e Mário Hélio Gomes – mediação de Leda Tenório da Mottasala vermelha (75 lugares) 17h debate O Espaço da Leitura na Criação ou Que Livros e Personagens o Escritor Carrega para a Criação?com Alberto Mussa, Adriana Lunardi e Gustavo Bernardo – mediação de Antonio Carlos Vianasala itaú cultural (247 lugares) 18h debate O Espaço Público ou A Profissionalização da Escrita Cancela o Poder Contestador da Linguagem Ficcional?com Fernando Bonassi, Guiomar de Grammont e Sebastião Nunes – mediação de Nelson de Oliveirasala vermelha (75 lugares) encerramento20h debate O Espaço do Leitor na Ficção ou Qual o Lugar do Leitor Real no Processo de Invenção?com Bernardo Carvalho, Cintia Moscovich e Cristovão Tezza – mediação de Manuel da Costa Pintosala itaú cultural (247 lugares) contato: luiz.pedreira@comunicacaodirigida.com.br tel 11 8405-4664
imagem.jpg34K Visualizar Download

Sobre choro e nó na garganta

Trecho do livro "Dente-de-leão: a sustentável leveza de ser" - Escritor Sacolinha