03 junho, 2008

1892... - Um encontro inusitado.

Hoje, quero trazer à luz um fato acontecido há, exatamente, cento e dezesseis anos de um passado distante...

No entanto, a fim de melhor ilustrar este conto, gostaria de fazer um afirmativo, se é que os leitores me vão, assim, permitir.

Certo dia, conversando com um Sociólogo renomado, este me disse ser a Bíblia um livro eivo de controvérsias; no que não lhe fiz sequer alguma objeção, pelo contrário, concordei, e, pior, com um singelo afirmativo:... - Escolhi o verso vinte e sete do capítulo um do livro de Gênesis - início, princípio, do hebraico, aqui transliterado - Berishit.

Afirmo:... - [Deus não criou o homem, mas, sim, a humanidade através do homem Adão!]. Pois bem, essa não é a única controvérsia que encontramos nas páginas sacras das "Escrituras"... - há outras, com toda a certeza, no entanto, há uma verdade irrefutável. A Bíblia explica qualquer assunto, inclusive a ciência, todavia nada pode explicar a Bíblia.]

Nesse caso, todo cuidado para se falar desse texto é pouco...

Vejamos...

Conta-se que, em mil, oitocentos e noventa e dois, um senhor de aproximadamente setenta anos de idade viaja de trem, e, ao seu lado, um jovem universitário insuflado pelos seus arroubos, atentamente, o observava enquanto lia o seu livro sobre ciências.

O senhor, por sua vez, entretinha-se com a leitura de um livro de capa preta que, o jovem, facilmente identifica como sendo uma Bíblia aberta no Evangelho segundo Marcos.

Passados alguns minutos e tendo o trem já percorrido alguns quilômetros de sua trajetória, o jovem, intrigado como estava, sem cerimônias, usou de todo o seu ímpeto e, veemente, interpelou ao seu companheiro de viagem.

Perguntou:... - [Senhor, dê-me uma resposta, por favor! O senhor ainda acredita nesse livro que todos lêem, mas que está eivo de fábulas mirabolantes e de crendices?].

Ainda que não tenha se surpreendido, o senhor, mantendo a sua tradicional calma, ponderou:... - [Sim, meu jovem, eu acredito. Contudo, não é um livro nem de fábulas e nem tampouco de crendices. Este livro é a Palavra de Deus!].

Completou:... - [Por acaso estou errado?].

O jovem, retomando a palavra, observa:... - [Claro que o senhor está errado. Creio que o senhor auferiria melhor lucro se lesse sobre história geral, geografia, romance, sei lá? Veria que a Revolução Francesa, ocorrida há uns cem anos, mostrou a miopia da religião; vou mais além. Eu diria que somente as pessoas desprovidas de cultura crêem, ainda, que esse ser que chamam de Deus criou o mundo em seis dias e no sétimo descansou. Acho que o senhor deveria se esmerar para conhecer o que dizem os cientistas sobre essa balela.].

O jovem deu uma trégua, e, o senhor de idade avançada entra em cena:... - [Verdade é, mas, o que dizem os cientistas sobre a Bíblia?].

Bem senhor, respondeu o universitário com o seu ar de superioridade:... - [Pretendo descer na próxima estação, e, infelizmente, não tenho mais tempo para o senhor, mas, dê-me um cartão e eu terei o prazer de lhe enviar o material que tenho pelo correio.].

O senhor de forma cuidadosa abriu o bolso interno do fraque que usava e deu um dos seus cartões de visitas ao jovem e arrogante universitário.

O rapaz tomou entre os dedos o importante documento, observou-o, leu o que estava escrito, saiu cabisbaixo, e, sem dizer uma só vernácula; nele, no cartão, estava impresso:... - Monsieur Louis Pasteur, Directeur de le Institute de Pesquisition Cientifiqué de l'ecole normale de Paris.

A vida é assim mesmo...

Sobre choro e nó na garganta

Trecho do livro "Dente-de-leão: a sustentável leveza de ser" - Escritor Sacolinha