07 maio, 2008

Pavio da Cultura

Sarau literário aborda questão racial

Em uma edição especial, o Pavio da Cultura do próximo sábado (10/5) será dedicado a atividades que propõem uma reflexão sobre os 120 anos da abolição da escravatura no Brasil. Intitulado “Sessão Negra”, o sarau contará com shows musicais, poesias e a exibição de um vídeo. O evento será realizado no Centro de Educação e Cultura “Francisco Carlos Moriconi (Rua Benjamin Constant, 682 – Centro - Suzano), a partir das 20h, com entrada gratuita para o público. Os interessados em participar com seus trabalhos devem chegar com meia hora de antecedência.
Uma das primeiras atividades da noite será a exibição do vídeo “Carolina”, de Jefferson De, que retrata a vida da escritora Carolina Maria de Jesus, autora de “Diário de Uma Favelada”. O cantor e compositor Edu Alves sobe ao palco na seqüência, para apresentar um repertório focado na Música Popular Brasileira, com canções próprias e ainda sucessos de Chico Buarque, entre outros. Direto do Capão Redondo, o grupo de rap NSC terá uma participação especial durante o sarau.
De acordo com o coordenador literário da Prefeitura de Suzano, Ademiro Alves, o Sacolinha, o Centro Cultural receberá uma decoração especial nesta edição do pavio. “Com a colaboração de Elisa Ferraz vamos caracterizar o local com faixas pretas, palha da costa e muito mais. Queremos propor uma reflexão ao movimento negro sobre os 120 anos da abolição”, comentou.
O Pavio da Cultura contará ainda com algumas intervenções poéticas realizadas por membros da Associação Cultural Literatura no Brasil, com textos voltados a questão racial. Haverá também uma participação do grupo Banto, contadores de histórias do Itaim Paulista. O encerramento do sarau será com o grupo Letras Pretas - Literatura Afro-brasileira.

Sobre choro e nó na garganta

Trecho do livro "Dente-de-leão: a sustentável leveza de ser" - Escritor Sacolinha