17 agosto, 2007

Neste sábado

comemora com todos os

20 anos da Feira de Artes da Praça Benedito Calixto

Para comemorar os 20 anos da Feira de Artes, Cultura e Lazer da Praça Benedito Calixto e os 447 anos do Bairro de Pinheiros, a Associação dos Amigos da Praça Benedito Calixto - AAPBC e o projeto O Autor na Praça estão programando várias atividades para o dia 18 de agosto de 2007. A Feira surgiu em 1987, a partir de uma iniciativa da Associação e vários aristas, com a proposta de ocupar a praça com o objetivo de oferecer a população atividades culturais em um espaço público. A feira integra os calendários de turismo da cidade e sua história se confunde com a natureza cultural do bairro de Pinheiros.

UM SALVE A TODOS OS PIONEIROS e a AAPBC QUE COM MUITA LUTA ORGANIZAM O EVENTO

PROGRAMAÇÃO

  • Presença de alguns escritores e artistas moradores do bairro, que já participaram do projeto O Autor na Praça.
  • Exposição de maquetes do bairro criadas pelo palhaço, ator, professor e diretor de teatro Florêncio Borges.
  • Performance com o artista de graffiti Eduardo Kobra, pintando um painel com motivos da Feira e do bairro no muro da Associação.
  • Inauguração do Espaço Irene Portela, grande intérprete e compositora, no local onde acontece a apresentação do Chorinho da Praça, na área de alimentação. Na ocasião o grupo Quinteto da AAPBC, recebe alguns convidados especiais. Também haverá uma homenagem para Alana Madureira, uma das fundadoras da Feira. Segundo dizem, deu o nome inicial de "Mercado das Pulgas". De sua profissão de tradutora, soube como incentivar movimentos políticos e culturais como o Bloco "Vai Quem Quer", traduzindo sentimento em ações que contribuiram para o enfrentamento das dificuldades que o país atravessava. Alana nos deixou recentemente, mas ainda está presente com tantos que com ela partilharam várias iniciativas e outros que mesmo não a conhecendo, curtem bons momentos nas histórias que ajudou criar, como a Feira da Benedito.
  • Atividades na sede da Associação dos Amigos da Praça com o grupo de teatro da praça, coordenado por Florêncio Borges, no espaço onde acontecem todos os sábados as oficinas do Beto, do Florêncio e a tradicional massagem, com deficientes visuais, coordenada pelo Instituto Oniki.

QUANDO E ONDE: Sábado, 18 de agosto, a partir da 10h - Feira de Artes da Praça Benedito Calixto

INFORMAÇÕES: AAPBC: 30811803 / Edson Lima 3746 6938 / 9586-5577 - oautornapraca@oautornapraca.com.br

Sobre choro e nó na garganta

Trecho do livro "Dente-de-leão: a sustentável leveza de ser" - Escritor Sacolinha