21 maio, 2007

Santo André

Alpharrabio Livraria e Editora
Rua Dr. Eduardo Monteiro, 151 (altura do n° 1000 da av. Portugal)
Santo André/SP - Tel.: [11] 4438-4358

P R O G R A M A Ç Ã O

23 de maio (quarta) - 15h

Cineclube
Tema de maio: Jerry Lewis

Filme – O Rei da Comédia
(The King of Comedy – EUA – 1983)
Direção : Martin Scorsese

"filme inesquecível de Martin Scorsese. Um dia enquanto está a caminho do estúdio, algo engraçado acontece com o anfitrião de TV Jerry Langford (Lewis): ele é seqüestrado pelo aspirante a comediante Rupert Pupkin (De Niro) e por sua tresloucada amiga (Bernhard). Langford é então forçado a dar uma chance a Pupkin, permitindo que ele apresente seu número no show. O que se segue é uma história incrivelmente engraçada e introspectiva sobre o lado negro da comédia"


26 de maio (sábado) - 16h


IDÉIAS DE ENCONTRO
temas contemporâneos

Tema: Sociologia e sociologias da Religião no Brasil
Convidado: Prof. Márcio Magalhães Fontoura

> Graduado em Filosofia pelo Centro Universitário UniFAI (1991), graduação em Pedagogia pela Universidade do Grande ABC (1998), graduação em Teologia pelo Centro Universitário Assunção (2006), mestrado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999) e doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005). É diretor geral da FAENAC – Faculdade Editora Nacional.


IDÉIAS DE ENCONTRO
temas contemporâneos

Não faz muito tempo, constava da grade curricular das escolas públicas uma disciplina chamada “Estudo dos Problemas Brasileiros”. Como se dizia à época, esta seria uma disciplina sem fim, tantos eram os problemas de que deveria tratar. E se hoje esta disciplina se chamasse “Estudo dos Problemas Contemporâneos” e seu campo de observação não se limitasse ao Brasil, mas ao complexo mundo atual, com todas as suas riquezas e misérias, alegrias e tristezas, esperanças e perplexidades? Seria uma disciplina e tanto!
É justamente esta a proposta do Alpharrabio, com o apoio da Faculdade Editora Nacional (FAENAC), para a temporada 2007 do ciclo IDÉIAS DE ENCONTRO, que agora será dedicado a palestras sobre TEMAS CONTEMPORÂNEOS . A proposta de debater os temas (que, invariavelmente, são problemas) de nosso tempo visa estimular, como nas edições anteriores do ciclo, a reflexão mais apurada sobre questões que, em geral, são submetidas a análises superficiais, sem a devida consideração por seus diversos aspectos e repercussões na vida de todos. O intuito dos especialistas convidados, por sua vez, que se dedicam a pesquisas profundas sobre os temas em seus trabalhos universitários, é aproximar da sociedade a discussão séria desses temas que interessam a todos.
Os mais importantes temas contemporâneos são, enfim, temas que interessam a todos e a todo tempo, como se percebe já na programação deste primeiro semestre, em que serão debatidas questões relativas à organização da sociedade, à educação, à religião e ao mundo do trabalho. Ou estão certos os que imaginam poder construir sua vida sem se preocupar com o que ocorre da porta para fora de suas casas? Eis outro tema contemporâneo!


Próximo encontro

16 de junho (sábado) - 16h

Tema: O centro à margem: o trabalho na sociedade atual
Convidado: Tarso de Melo
Escritor, advogado, graduado em Direito pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo e
mestre em Filosofia do Direito pela Universidade de São Paulo – USP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre choro e nó na garganta

Trecho do livro "Dente-de-leão: a sustentável leveza de ser" - Escritor Sacolinha