23 outubro, 2006

Trocando Idéias


Trocando Idéias aborda “Diário de uma Favelada”
(Texto: Marcos Cirillo)

A Associação Cultural Literatura no Brasil apresenta nesta terça-feira (24/10), às 20h, mais uma edição do projeto “Trocando Idéias”. O evento será realizado gratuitamente para o público no Centro de Educação e Cultura “Francisco Carlos Moriconi”. Desta vez, o projeto fará uma análise e discussão da obra “Quarto de Despejo – Diário de uma Favelada”, de Maria Carolina de Jesus. Além do bate-papo, haverá a exibição de um vídeo-documentário de 15 minutos sobre a vida da autora. A atividade recebe apoio da Secretaria de Cultura de Suzano.

“Trocando Idéias” consiste na análise e discussão de obras e autores literários e conta ainda com um bate-papo que será conduzido pelo escritor Ademiro Alves, o Sacolinha, que também integra a associação.

O objetivo do projeto, segundo o vice-presidente da Associação e cordelista Francis Gomes, é resgatar e discutir textos de grandes autores literários, e também de escritores que contribuíram para a história da literatura.

Maria Carolina de Jesus – Na década de 60, o jornalista Audálio Dantas chegou na favela do Canindé, na zona sul de São Paulo, para fazer uma reportagem sobre os “marmanjos” que tomaram conta de uma pequena área de lazer que a prefeitura havia montado no local. Lá o jornalista se deparou com uma mulher negra discutindo com esses “marmanjos”. Ela dizia: “eu vou colocar vocês no meu diário”. Quando Dantas chegou e perguntou que diário seria este, a mulher negra, chamada Maria Carolina de Jesus, levou o jornalista ao seu barraco e lhe mostrou um diário que, dois anos depois, se tornou o best seller mais lido da década de 60.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre choro e nó na garganta

Trecho do livro "Dente-de-leão: a sustentável leveza de ser" - Escritor Sacolinha