04 outubro, 2006

+ Lançamento

Sacolinha lança segundo livro
Melina Dias
Do Diário do Grande ABC

Sem medo do clichê, uma autêntica voz da periferia é o centro das atenções nesta quinta-feira, às 17h, na Livraria Alpharrabio (tel.: 4438-4358), em Santo André. Ademiro Alves de Sousa, 23 anos, conhecido como Sacolinha, lança o segundo livro, 85 Letras e Um Disparo.
Após o romance de estréia, Graduado em Marginalidade (2005), o jovem ativista cultural paulistano optou por reunir contos. A temática desigualdade social/marginalidade continua presente. Há histórias de assaltantes, garotos malandros, mulheres da vida, mendigos e presidiários em crise de abstinência sexual.
Sacolinha conta que seu interesse pelos livros é recente. Começou “a pegar gosto pela leitura” em março de 2002 e passou a escrever “para extravasar” em junho daquele ano. Como em outros casos de vida, em que se verifica a mudança de prumo após o contato com uma nova linguagem, envolveu-se com produção cultural e não parou mais.
“A maior qualidade de Sacolinha é sua espontaneidade. A linguagem ficcional brota dele naturalmente, sem frescuras, sem pretensões a ser grande literatura, ainda que seja influenciado por muitos bons autores”, analisa o escritor Moacyr Scliar no prefácio de 85 Letras e Um Disparo.
Da sua “linda, porém sofrida periferia”, Sacolinha diz que os contos foram escritos em momentos de inquietação e sofrimento e tiveram como base a leitura de Jorge Amado, José Louzeiro, Máximo Gorki e Charles Bukowski.
E é desse encontro entre a vivência na periferia e o mundo aberto por clássicos da literatura marginal que surge o maior estranhamento obtido pelo autor nesses 17 contos. Ao homenagear os últimos escritores lidos, Sacolinha cria frankensteins socioculturais.
Seus personagens tornam-se incríveis, quase fantásticos. Como a prostituta que cita Cora Coralina, o bandido que termina de ler um livro de José Louzeiro antes de emborcar o uísque e sair para assaltar uma joalheria ou o escritor que passa fome durante o dia e à noite sacia-se com Graciliano Ramos. As falas soam duras, como numa cena com maus atores. O resultado acaba por reforçar o protesto do autor contra a distância sociocultural entreclasses.
Vem dessa (im)possibilidade a esperança na escrita crua de Sacolinha: o fato de ela registrar, antes do nascimento de um escritor na periferia, o despertar de um leitor na periferia.
___________X___________
85 Letras e um Disparo
Lançamento na Região do ABC

Depois dos lançamentos em Suzano, na Zona Sul e no Centro de Sampa, o livro “85 Letras e um Disparo” do escritor Sacolinha será lançado no dia 05 de outubro, quinta-feira, dás 17h às 20h, na livraria Alpharrábio em Santo André.

Vai rolar uma leitura de poesias com vários poetas. Quem tiver algum trabalho para apresentar é só chegar.

Serviço
Livraria Alpharrábio
Rua Eduardo Monteiro 151- Santo André – SP
Próximo ao Paço Municipal
Informações:
Tel. (11) 4438.4358 (11) 4747-3000
e-mail:
sacolagraduado@bol.com.br

Acesse:
www.sacolagraduado.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre choro e nó na garganta

Trecho do livro "Dente-de-leão: a sustentável leveza de ser" - Escritor Sacolinha