17 abril, 2006

Literatura Suzano

Próximos eventos...

Textos de Marcos Cirillo

Release

Assunto: Inscrições abertas para IV Oficina Literária (Curso de Letras)

A Secretaria de Cultura de Suzano está com inscrições abertas para a quarta oficina literária que será iniciada no dia 9 de maio. Serão abertas 30 vagas e os interessados podem se inscrever gratuitamente entre os dias 18 de abril e 8 de maio, das 9h às 16h, no Casarão das Artes (Rua 27 de outubro, 271 – Centro). Vale ressaltar que os participantes com idade entre 16 e 18 anos devem trazer autorização por escrito do pai ou responsável no ato da inscrição. De acordo com a Coordenadoria Literária, o foco da oficina será “A produção do conto – Suas origens e técnicas de construção”, que tem como objetivo auxiliar os contistas, prosadores, romancistas e escritores no geral em suas produções. A oficina abordará os seguintes temas: Onde e quando começou o conto; O conceito; Os Personagens; A ambientação; O cenário, além da importância da coerência e a confecção total de um conto.

As aulas serão realizadas todas as terças e quintas-feiras no Centro de Educação e Cultura “Francisco Carlos Moriconi”, das 19h às 21h.

Release

Assunto: Palestra sobre a Literatura norte-americana

Em comemoração aos 57 anos de Suzano, a Coordenadoria Literária da Secretaria de Cultura promove nesta quarta-feira (19/4) uma palestra intitulada “Literatura e Cultura Norte-Americana: Palavra e Imagem em Diálogo”. O evento será realizado no Centro de Educação e Cultura “Francisco Carlos Moriconi”, a partir das 20h, com entrada gratuita.

Segundo o coordenador Ademiro Alves, o Sacolinha, a Secretaria de Cultura está promovendo parcerias com professores universitários com o intuito de estimular a reflexão sobre educação e cultura. Devido a isso, o professor Roberto Bezerra, mestre em Literatura norte-americana pela USP, estará em Suzano para falar sobre o que influenciou a literatura dos escritores de língua inglesa. O bate-papo terá a duração de aproximadamente duas horas.

Pretende-se ainda pontuar alguns aspectos importantes da história literária dos Estados Unidos por meio da leitura, discussão e análise de poemas, em diálogo com imagens do cinema, vídeo, pintura e fotografia. Paralelamente, a palestra abordará alguns valores centrais da sociedade norte-americana.

Temas e autores que serão utilizados na palestra

  1. A tradição puritana: Edward Taylor e Emily Dickinson
  2. Nacionalismo e expansão territorial: Walt Whitman
  3. Modernidade: Carl Sandburg e William Carlos Williams
  4. Contra a corrente I: Langston Hughes
  5. Contra a corrente II: Allen Ginsberg
  6. Literatura e indústria cultural: reflexões sobre o best-seller

Obs.: Para cada um dos tópicos acima haverá a exibição de informações áudio-visuais que estimulem a reflexão sobre os textos literários e sobre a cultura norte-americana.

Release

Assunto: Lançamento do fanzine “Literaturanossa”

A Associação Cultural “Literatura no Brasil”, em parceria com a Secretaria de Cultura de Suzano, lança nesta quinta-feira (20/4) a primeira edição do fanzine “Literaturanossa”. Trata-se de uma revista literária com textos dos membros da associação, incluindo também indicações de livros e uma entrevista exclusiva com o escritor Marcelino Freire.

O evento ocorrerá no Centro de Educação e Cultura “Francisco Carlos Moriconi”, a partir das 19h30, com entrada gratuita. Neste dia, haverá um sarau que contará com uma apresentação musical de Arismar Santos, a exibição do documentário “Literatura no Brasil”, além de um recital de poesias e distribuição de camisetas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre choro e nó na garganta

Trecho do livro "Dente-de-leão: a sustentável leveza de ser" - Escritor Sacolinha