02 março, 2006

Próximo evento

O AUTOR NA PRAÇA APRESENTA

"A musa do Cinema Novo" Helena Ignez

autografando o livro "Tudo é Brasil" - Projeto Rogério Sganzerla

Na semana do Dia Internacional da Mulher (8 de março) e, em meio a duas homenagens internacionais, O Autor na Praça recebe a atriz Helena Ignez, autografando o livro Tudo é Brasil - Projeto Rogério Sganzerla - Fragmentos da Obra Literária, organizado por ela em parceria com Mario Drumond. Helena integrou inúmeros movimentos de vanguarda, atuou em vários filmes do cinema novo, produziu e dirigiu tantos outros. Com 40 anos de produção e inclusão nos vários campos das artes cênicas, plásticas e cinematográfica. Helena se divide hoje entre sua produçao e a guarda e o tratamento da obra deixada pelo cineasta Rogerio Sganzerla, falecido em 2004, seu marido e companheiro por 35 anos. A Tarde de Autógrafos no projeto O Autor na Praça é parte de um contexto de reconhecimento internacionail para a atriz, que será homenageada com a exibição de 25 filmes em que ela atua e/ou dirige no 20o. Festival Internacional de Films de Fribourg, entre 12 a 19 de março, e para o cineasta brasileiro com uma cine-instalação de sua obra, a Eletric Sganzerland, organizada por Helena a convite da organizaçao do Fri-Art Art - Centré D'Art Contemporain, onde acontece a instalaçao, ambos na Suiça. Na tarde de autógrafos acontecerá o Lançamento do Jornal da Praça no. 42 e a participação dos cartunistas Junior Lopes e Luciano Meskyta realizando caricaturas do público. Informações abaixo, ou:
Sobre Helena Ignez:
www.feminafest.com.br/2005/homenagem.html
Sobre Rogério Sganzerla:
www.osignodocaos.com.br/diretor_filmo.htm

O Autor na Praça - Dia 04 de março de 2006 – Sábado - a partir das 14h
Espaço Plínio Marcos – Feira de Artes da Praça Benedito Calixto – Pinheiros - SP
Informações: Edson Lima 3085 1502 / 9586 5577 –
oautornapraca@oautornapraca.com.br
Realização: Co-produção por Vani Fátima e O Autor na Praça
Apoio Cultural:
Dep. Estadual Adriano Diogo (PT-SP), Mercúrio Produções (
mercurioproducoes@uol.com.br), Jornal da Praça http://plazajornal.blig.ig.com.br e Circuito Alternativo de Cinema

EM BREVE no projeto O AUTOR NA PRAÇA - Dia 11 de março, 14h
Dia internacional da mulher- SOF Sempre Viva Organização Feminista e Etty Fraser

Sobre o livro Tudo é Brasil – Projeto Rogério Sganzerla – Fragmentos da Obra Literária - A arte total de Rogério Sganzerla, cineasta, escritor e roteirista, situa-se no apogeu do cinema brasileiro, sendo seu pensamento fulgurante e crítico e auge desse processo histórico. Metafísico e político, detentor de um original senso de humor, que só poderia ser brasileiro, erudito e enraizado na cultura popular literária e cinematográfica (como seus semelhantes Oswald de Andrade e Nelson Rodrigues e na bem sucedida "chanchada") Rogério Sganzerla é autor de percepções proféticas e metafísicas (é para se conhecer O Abismu, filme reconhecido internacionalmente na Itália, Festival de Turim e Roma 2004, como grande "Capo Lavore") e escrita humanista (clara no seu último roteiro "Luz nas Trevas" e também no seu filme O Bandido da Luz Vermelha, destacado pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade). O artista catarinense homenageado em seu próprio estado com a Medalha do Mérito Cultural Cruz e Souza no governo de Luiz Henrique da Silveira, começa a ser reconhecido amplamente, recebendo também o diploma da Ordem do Mérito Cultural entregue pelo Presidente Lula em dezembro de 2003. Como Nietzsche, intuiu que o homem aspira a imortalidade, mas que isso nada importa já que a realidade é o eterno retorno. “A vida não merece nossos sonhos" escreve Sganzerla que jamais deixou de se exprimir autobiograficamente. "Na caçapa de Joaçaba aprendi que firmeza e respeito são uma coisa só”. Parabéns a Santa Catarina pelos seus filhos, pelo seu filho Rogério Sganzerla. Parabéns ao governo de Santa Catarina e ao seu líder, o governador Luiz Henrique, pela sua sensibilidade de homem público e seu empenho em viabilizar a cultura, apoiando na sua gestão uma obra de vitalidade orgânica onde se encontra o fulgor do pensamento do seu autor. (Texto Breve Introdução do livro por Helena Ignez)

Filmes que serão exibidos no 20º FESTIVAL DE FILMS DE FRIBOURG:

"A Miss e o Dinossauro 2005 - Bastidores da Belair" de Helena Ignez, 2005
"Helena Zero", de Joel Pizinni, 2006
"O Signo do Caos" de Rogério Sganzerla, 2003"Reinvenção da Rua" de Helena Ignez, 2003
"Elogio da Luz", de Joel Pizzini, 2003
"São Jerônimo" de Julio Bressane, 1999"Perigo Negro" de R.Sganzerla, 1992
"Perdi a Cabeça na Linha do Trem" de Estevão Ciavatta, 1992
"Anônimo e incomum" de R. Sganzerla, 1990"Ondas – Waves", Ninho Moraes, 1986"Nem Tudo é Verdade" de Rogério Sganzerla, 1985"O Abismu" de Rogério Sganzerla, 1977"A Família do Barulho" de Júlio Bressane, 1970"Sem Essa, Aranha" de Rogério Sganzerla, , 1970"Copacabana Mon Amour" de Rogério Sganzerla, 1970"Cuidado, Madame" de Júlio Bressane, 1970"A Mulher de Todos" de Rogério Sganzerla, 1969"O Bandido da Luz Vermelha" de Rogério Sganzerla, 1968"Cara a Cara" de Júlio Bressane, 1968"O Padre e a Moça" de Joaquim Pedro de Andrade"O Grito da Terra" de Olney São Paulo, 1964"Assalto ao Trem Pagador", Roberto Farias, 1962"A Grande Feira", Roberto Pires, 1961"O Pátio" de Glauber Rocha, 1959.

Junior Lopes e Luciano Meskyta - Os cartunistas paraenses foram chamados para ilustrar o famoso camarote do Bar Brahma, do sambódromo de São Paulo, que reúne celebridades nacionais. O tema é “Olé, Brasil”, no clima da seleção brasileira na Copa do Mundo.
Vejam algumas imagens:
http://juniorlopes.zip.net / http://lucianomeskyta.zip.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre choro e nó na garganta

Trecho do livro "Dente-de-leão: a sustentável leveza de ser" - Escritor Sacolinha