07 fevereiro, 2006

Utilidade Literária!

Concurso seleciona projetos de livros para novos leitores!

O Ministério da Educação lança pela primeira vez no país o concursoLiteratura para Todos, com a proposta de incentivar a produção de livrosvoltados para jovens e adultos recém-alfabetizados dos seus programas deEducação de Jovens e Adultos (EJA).
O concurso selecionará oito obras inéditas para produção, publicação,divulgação e distribuição, com recursos do MEC, nas seguintes categorias: contoou novela; crônica; poesia; biografia ou relato de viagem; ensaio ou reportagem;textos da tradição oral; esquetes, scripts, peças teatrais, roteiros de vídeo,cinema, quadrinhos; e texto utilizando linguagem das Tecnologias de Informação eComunicação (TICs), como e-mails, blogs, comunidades virtuais, grupos dediscussão etc.
Para participar, as obras deverão ser inéditas, ou seja, não terem sidoeditadas ou publicadas, parcialmente ou em sua totalidade, em antologias,coletâneas, suplementos literários, jornais, revistas ou qualquer outro meio decomunicação. Os textos literários deverão ser atraentes para o público-alvo,trazendo leituras de mundo, em que texto e contexto estejam entrelaçados comclareza e visibilidade e permitam a compreensão, o entendimento e a crítica aossentimentos que fazem parte da história humana. É importante que as obrasestejam atentas à leveza e à invenção poética, propiciando oportunidades desuavizar o cotidiano.
Cada participante só poderá inscrever um único trabalho por gênero. Seráadmitida a participação em co-autoria. Os trabalhos apresentados serãoanalisados por uma Comissão Julgadora, constituída pelo Secretário de Educação Continuada Alfabetização e Diversidade e profissionais com experiência ecompetência na área de Literatura. Entre os critérios de seleção estão:adequação ao gênero literário; presença de literariedade; coerência temática eoriginalidade; escrita original utilizando linguagem expressiva que estimule aimaginação e a reflexão; e narrativas que permitam a construção da consciênciaindividual, social e ética.
Os livros selecionados em cada categoria terão uma tiragem inicial de 300mil exemplares, que serão distribuídos pelo MEC a alunos das turmas do programaBrasil Alfabetizado. Os autores dos livros escolhidos receberão um prêmio de R$10 mil cada. Esta ação vai integrar o Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL),que está sendo elaborado com a coordenação do governo federal. Os trabalhos deverão seguir as normas do edital e ser encaminhados até odia 16 de março para a Coordenação Geral de Alfabetização - Departamento de Educação de Jovens e Adultos - Secretaria de Educação Continuada, Alfabetizaçãoe Diversidade - Ministério da Educação (Esplanada dos Ministérios, Bloco L, sala710, Brasília/DF, CEP: 70047 - 900). O resultado provisório do concurso será divulgado no site do MEC no dia 24 de abril.

Informações pelo e-mail:

concursoliterariosecad@mec.gov.br
(mec.gov.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre choro e nó na garganta

Trecho do livro "Dente-de-leão: a sustentável leveza de ser" - Escritor Sacolinha