06 julho, 2005

Aconteceu...

Ontem o Centro Cultural de Suzano recebeu o escritor, roteirista e dramaturgo Fernando Bonassi. A palestra durou em torno de duas horas e com direito a um curta "O trabalho dos homens" produzido e dirigido pelo próprio Bonassi. 107 pessoas assistiram e participaram da palestra.
O próximo evento será o 3º Pavio da Cultura que acontecerá neste sábado ás 20h00, com literatura, música, cinema e teatro. Haverá troca de textos durante o evento.

"Suzano está passando por uma revolução lierária de fomento á cultura e o projeto cultural Literatura no Brasil é uma peça fundamental deste processo" Ademiro Alves (Sacolinha)
_______________________________________________
Entrevista originalmente publicada no site www.rapnacional.com.br
Não é a primeira vez que entrevistamos Alessandro Buzo, mas essa nova entrevista se fez necessária devido aos vários corres que esse mano tem feito pela LITERATURA MARGINAL e pelo HIP HOP. Buzo é um incansável que acredita que todo louco tem seu compromisso, vamos ver as idéias dele nessa entrevista exclusiva. Para quem não sabe Alessandro Buzo é nosso colunista aqui no PORTAL RAP NACIONAL.

05-07-2005 - Alessandro Buzo
Rap Nacional: Você está relançando o seu primeiro livro O TREM ?Buzo: Sim, revisado e ampliado, praticamente é um novo livro e vem com o titulo O TREM - CONTESTANDO A VERSÃO OFICIAL.

RN: Contestando a versão oficial ?Buzo: Isso mesmo, a versão oficial é a que passa no horário político do PSDB, que diz que os trens da periferia são modernos e com ar condicionado, ignoram a linha Brás/Calmon Viana que passa aqui no Itaim Paulista, são aproximadamente 113 mil passageiros dia, pagamos R$ 2,10 de passagem, mas os trens aqui são velhos, com muitos problemas e falta principalmente respeito com os usuários, nesta nova versão vou pegar pesado com a CPTM.

RN: Para quando é o livro ?Buzo: Deve sair em setembro agora.

RN: Além deste relançamento vem outro livro ai ?Buzo: Sim, em dezembro lanço GUERREIRA, um livro todo novo que fala da vida de uma mulher, que tenta largar as drogas e passa por muitas coisas na sua vida, vai ser um livro que fala de assuntos atuais.

RN: Fale do Favela Toma Conta ?Buzo: É um evento de rua, com os 4 elementos do hip hop, dia 16/07 é a sexta edição com 16 grupos do Rio de Janeiro e São Paulo, e a sétima será no dia das crianças.O favela já trouxe grandes nomes do rap nacional para se apresentar aqui no Itaim Paulista, na rua, na favela, sem cobrar ingresso, a molecada toma conta da festa, é uma satisfação promover.

RN: E a biblioteca ?Buzo: Inauguro dia 23 de Julho aqui na quebrada a BIBLIOTECA COMUNITÁRIA SUBURBANO CONVICTO, para mim é uma grande alegria, quero ver o povo lendo e sei que a melhor maneira é assim, criando bibliotecas gratuitas, infelizmente o fator financeiro atrapalha muitos aqui, o cara já não tem o habito de ler, ainda ter que desembolsar uma grana acaba afastando.Acredito na revolução através da leitura, um povo instruído não pode ser manipulado.O governo faz o que quer porque não reivindicamos nada, a maioria do povo vive de casa pro trabalho e do trabalho para frente da TV a noite, a TV aliena, com uma programação sem teor cultural, milhões de pessoas vendo o Big Brother por exemplo é lamentável, o que traz de bom assistir João Kleber, Hebe Camargo, Gugu ? Nada. Só alienacão.

RN: Um livro seu vai virar documentário ?Buzo: Isso mesmo, O TREM vai virar documentário, quem vai produzir é a DGT FILMES, terá 50 minutos e pretendemos concorrer ao DOC TV, que é um projeto da Tv Cultura com o Governo no Est. de SP, vamos trabalhar muito até o ano que vem, para mim é uma satisfação ver meu trabalho virando filme.

RN: Já teve um que virou peca, isso mesmo ?Buzo: Sim, o meu texto no Literatura Marginal - ATO I, virou monologo com uma atriz, foi muito gratificante.

RN: Fale do Literatura MArginal.Buzo: O especial Caros Amigos/Literatura Marginal teve 3 edições, eu participei do I e do III, agora vai virar livro e eu também estarei envolvido, é uma reunião de talentos periféricos.

RN: E a rádio ?Buzo: Estou com o Programa Enraizados - Ritmo e Poesia na Studio FM 97,5, apresento ao lado da amiga Cris, está sendo bem legal a experiência.

RN: Família ?Buzo: É a base de tudo, eu amo a minha, tenho uma esposa que é lado a lado comigo, um beijo Marilda e um filho maravilhoso, o Evandro de 5 anos.

RN: Como arruma tempo para tantos compromissos ?Buzo: Primeiro eu tenho o dom da disposição e depois acredito que tudo isso é um compromisso social meu, incentivar a cultura na periferia, as vezes cansa, falta dinheiro e muito, mas sigo lutando, costumo dizer que NÓIS CAPOTA MAIS NUM BREKA.Além de todos os corres que faço na cultura eu ainda trabalho numa empresa das 8.00 às 18.00 hs de segunda a sexta, nem eu sei como agüento tantos compromissos, é só por Deus mesmo.

RN: E o seu blog ?Buzo: O meu blog completou 2 anos no ar e é atualizado diariamente com textos meus e de amigos, matérias, fotos, entrevistas.O blog é muito legal de fazer, tem um publico fiel e aparece contato de varios lugares do mundo como E.U.A., Franca, Japão, Argentina e outras localidades, geralmente são brasileiros que por lá vivem, tem também uma galera em outros estados, é muito bacana conhecer essa gente toda e saber que eles estão conhecendo meu trabalho.Acesse o blog: www.suburbanoconvicto.blogger.com.br

RN: O que achou da nova cara do PORTAL RAP NACIONAL ?Buzo: Ficou bem loko e é uma honra para mim ser colunista.

RN: O que falta para você hoje ?Buzo: Apoio financeiro de alguma empresa, tenho vários projetos em andamento e outros aguardando apoio, fica difícil tudo nas minhas costas, acabo tirando da minha família para investir da cultura, enquanto isso tem uma porrada de empresas que poderiam estar fazendo uma parceria, estamos abertos para negociar.

RN: Então deixe seu contato ?Buzo: O celular é (11) 8218-7512, Fone/Fax (11) 6567-9379 e o email é: alessandrobuzo@terra.com.brRN: Suas considerações finais ?Buzo: Muita paz a toda periferia e vamos trocar a TV pelos livros, um salve a todos que acreditam e curtem meu trabalho, tamo junto.Valeu Rap Nacional pela oportunidade.

2 comentários:

  1. Fantástico este blog, até parece uma revista literária.
    parabéns a vcs.

    ResponderExcluir
  2. 3,2,1... estou vendo que o livro está sendo mesmo esperado. ouço muito as pessoas falarem do seu livro graduado em marginalidade, também não vejo a hora de lê-lo também.
    beijos da Ana Paula Ferreti.

    ResponderExcluir

Sobre choro e nó na garganta

Trecho do livro "Dente-de-leão: a sustentável leveza de ser" - Escritor Sacolinha