27 junho, 2005

MAIS...

Acessem a nova versão do site Rap Nacional; muitas novidades: são fotos, entrevistas, textos literários, músicas e muita informação. www.rapnacional.com.br


PROJETO O AUTOR NA PRAÇA:
Apresenta Tarde Poética com

José Galas e convidados

O Autor na Praça realiza no próximo sábado, dia 2 de julho, Tarde Poética, com autógrafos do livro Entortador de Sentidos, de José Galas e participação de convidados: Marcelo Ferretti, do Grupo Viva Voz, apresentando músicas compostas a partir das poesias do autor piauiense José Galas, os autores da Edições K, Wladimir Cazé e Estevão Azevedo, vão fazer leituras e o cartunista Junior Lopes realizando caricaturas. Informações sobre o autor abaixo.

SERVIÇO:
O AUTOR NA PRAÇA - José Galas - Tarde poética com autógrafos, leituras e músicas.
Dia 02 de julho, Sábado, 14h - Entrada Franca.
Espaço Plínio Marcos - Feira de Artes da Praça Benedito Calixto
Informações: Edson Lima - Tel. 3085 1502 / 9586 5577 -
oautornapraca@oautornapraca.com.br
Realização e Produção: Edson Lima e Associação dos Amigos da Praça Benedito Calixto

Sobre o convidado e o livro:

José Galas, jornalista, poeta de danças e andanças, que canta ironias e insônia, tece seu primeiro livro de poesias: Entortador de sentidos.

A pena do poeta garimpa o universal no rústico, nos sabores, cheiros, objetos e personagens do sertão/mar e em paisagens literárias. Em "laços fora", um de seus poemas, o poeta define seu traço: conterrâneo só de vez enquanto. Por vezes, mudo e afiando facas como um turco; outras sentado a passeio no arreio, de espora e gibão. Ora a deriva no banzeiro das águas. Tudo isso enquanto observa minissaias que passam em sua frente com as palavras de fora. Este piauiense de escrita visceral viaja por uma linha nem um pouco firme entre o ledo engano e os pioneiros, escrita de quem leu Leminski, Bukowsky, Ezra Pound e foi mais uma das vítimas do Tropicalismo.

Entortador de Sentidos é o primeiro título da Editora Desenredo:

No conto Desenredo, o mestre Guimarães Rosa nos conta a história de Jó Joaquim, pobre diabo que se apaixona por mulher casada, Virília. O marido, certo dia, descobre a esposa com o amante. Qual não é a nossa supressa e a do pobre diabo, trata-se de um terceiro companheiro de travesseiro de Virília! O importante é que, após separações, reenlaces e novas traições, com o marido morto e a mulher expulsa da cidade, o apaixonado se dedica a recriar a história de Virília, apagando de seus lençóis qualquer impureza, transformando-a de pecadora a beata. Com habilidade de contador de histórias, consegue convencer a cidade e até mesmo a mulher, que retorna "pura" para viver ao lado dele. Assim também funciona a literatura: faz de qualquer tempo matéria-prima para um novo presente. Reconstrói os enredos para adequá-los ao espírito de seu tempo. Por isso, tão importante quanto ao que já se fez é o que se faz. A literatura em construção, orgânica, viva, capaz de suscitar um diálogo de corpo presente entre autores e leitores. Foi para tentar contribuir com pelo menos um pequeno tijolo no arranha-céu infinito da literatura, apresentando autores que, bem ou mal, daqui a algumas décadas serão lembrados
como os de nosso tempo, que Desenredo, a editora, nasceu. Desenredo, literatura em obras.
(Os editores)

Sobre choro e nó na garganta

Trecho do livro "Dente-de-leão: a sustentável leveza de ser" - Escritor Sacolinha