09 maio, 2005

Palestra/Curso

A Secretaria de Estado da Cultura em parceria com a Casa das Rosas traz para o público a palestra “Aprenda a resenhar um livro”. Ao conhecer as diversas formas de elaborar uma resenha crítica, o participante poderá aproveitar o projeto Leia Livro – www.leialivro.com.br – que premia os autores de boas sugestões de leitura com livros novos. A aula gratuita, será na terça-feira, 24 de maio, às 19 horas, na Casa das Rosas - Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura.
A palestra tem duração de 2 horas. A aula vai diferenciar dois tópicos principais: a forma acrítica, que se limita ao gostar ou não da obra, e quatro formas críticas: a primeira é a parafrase, em que o enredo é recontado, a segunda é o comentário, que mostra a relação da obra com outros aspectos da realidade ou com outras obras. A terceira é a interpretação, os sentidos ocultos no texto, que devem ser comprovados por elementos do próprio livro. Por fim, a análise, feita com o apoio de aspectos teóricos, mostrando como a obra foi construída.
A aula será ministrada pelo poeta e professor Frederico Barbosa, coordenador de oficinas de criação poética, além de autor de diversos livros, entre eles Nada Feito Nada (Perspectiva, 1993), que ganhou o Prêmio Jabuti. Atualmente dirige a Casa das Rosas.
Para se inscrever, o candidato pode ir à Casa das Rosas de terça a domingo das 10h às 18h, ligar para (11) 3285-6986.
Os colaboradores do site Leia Livro podem se inscrever pelo e-mail fernanda@leialivro.com.br, indicando seu nome e telefone
A Casa das Rosas fica na Av. Paulista, 37 - Bela Vista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre choro e nó na garganta

Trecho do livro "Dente-de-leão: a sustentável leveza de ser" - Escritor Sacolinha