01 dezembro, 2004

Indicação

Suburbano Convicto
O subtítulo diz, “O cotidiano do Itaim Paulista”, portanto Alessandro Buzo, o autor do livro, deixa bem claro que não é apenas o cotidiano de um jovem, mas de um bairro, onde a esperança dos acomodados morreu primeira.
Com sua narrativa única e social, Buzo descreve a pasmaceira de um local dotado de desânimo, onde o futebol e a novela são a válvula de escape de um povo sem memória. A vida de um cidadão que nasceu, cresceu, casou e teve filho num local sem perspectiva de melhoras. Um protagonista que passou por diversas provas na vida, e acabou de um jeito ou de outro, superando todas elas.
Entre várias mensagens que este livro passa, uma delas, é para àqueles que tem o poder em mãos. Observem “Senhores”, o que uma cidade sem lazer ou ponto de cultura, pode fazer na vida de um jovem.
Para muitos, a leitura de um livro só se dá pelo motivo de nele ter os frutos de uma degradação contínua, a droga, a prostituição, desentendimentos e a polícia. Então leitor, seja seduzido por essa obra de Alessandro Buzo, o “marginalismo” de uma vida suburbana, a adaptação de Quarto de despejo-Diário de uma favelada nos dias de hoje. O ódio, o amor, o entretenimento, a crítica e a solução, sapecadas com palavras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poesia nos muros

                                                               Inveja A idade adulta me trouxe a dor de cotovelo. As crianças são o meu alvo...